terça-feira, 24 de novembro de 2009

A importância da alimentação

A importância da alimentação

Em pleno século XXI, e apesar dos conhecimentos científicos entretanto adquiridos a alimentação equilibrada e adequada às necessidades de cada indivíduo ainda é uma utopia a atingir para muitos milhões de seres humanos deste planeta.


Erros alimentares mais frequentes em Portugal

• Elevado consumo de sal
O elevado consumo de sal é responsável pela elevada prevalência de doenças como a hipertensão arterial, cancro do estômago, doenças cérebro-vasculares e cárdio-circulatórias.

• Elevado consumo de bebidas alcoólicas
Portugal encontra-se entre os maiores consumidores mundiais per capita de álcool. Problemas psico-sociais e afectivos, cirrose hepática e diversos acidentes de viação e de trabalho têm no elevado consumo de álcool o seu grande responsável.

• Elevado consumo de gorduras
Doenças cardiovasculares, dislipidemias e obesidade são causadas pelo elevado consumo de gorduras na nossa alimentação.

• Elevado consumo de açúcar e alimentos açucarados
Os doces e bebidas açucaradas, quando consumidos em excesso, podem contribuir para o desenvolvimento de doenças como a obesidade, diabetes e a cárie dentária.

• Reduzido consumo de alimentos ricos em fibras
Hortaliças, legumes e frutos são excelentes fornecedores de fibras alimentares, vitaminas e minerais. Sabemos que o seu reduzido consumo está relacionado com o aumento da prevalência de doenças como a obstipação e alguns tipos de neoplasias.

• Saltar refeições e não tomar o pequeno-almoço

Sem comentários:

Enviar um comentário